sábado, 16 de outubro de 2010

Amazonssauro

O Amazonssauro foi um dinossauro saurópode da familia dos Diplodocidae. Como todos os saurópodes era herbivoro e quadrúpede.  Viveu no Brasil, na região amazonica, daí vem seu nome, Amazonsaurus maranhensis, que significa "lagarto da Amazônia" ou alternativamente "Réptil amazônico", nomeado pelos paleontólogos brasileiros Ismar de Sousa Carvalho e Leonardo dos Santos Avilla e o Argentino Leonardo Salgado. Como o nome ja diz, ele viva na região da floresta amazônica, durante o periodo cretáceo. Comparado com outros saurópodes, ele era pequeno, media 13 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas. Porém, era maior que elefante atual.
Segundo os paleontólogos que o descobriram, o amazonssauro vivia em pequenos bandos a fim de se proteger dos predadores. Os machos ficavam nas bordas para protegerem a manada enquanto as fêmeas e os filhotes ficavam no centro.
Foi descoberto cerca de 100 fragmentos ósseos nasmargens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão, em 2003. A descoberta foi realizada por pesquisadores da UFRJ, Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Ávilla, que juntamente com outros pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão continurão realizando pesquisas na área. Seus pescoços os ajudavam na alimentação, pois poderiam permacer parados, apenas movimentando o pescoço conseguindo assim comer tranquilamente, poderiam alcançar facilmente galhos altos de árvores, porém os Diplodóceos possuíam pescoços mais adaptados para comer vegetações rasteiras do que as de topo das árvores. Possuía um arranjo característico de processos ósseos nas vértebras encontradas.


Dados do Dinossauro:
Nome: Amazonssauro

Nome Científico: Amazonsaurus maranhensis

Época: Cretáceo, Aptiano e Albiano a 110 milões de anos atrás

Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento e 5 metros de altura
Alimentação: Herbívora



Dados cientificos



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Família: Diplodocidae


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

regras para comentários:
-Não chingar
-Não falar besteiras/palavrões
-Se for criticar uma postagem, não presisa chingar, critique educadamente.